Consciência Negra

A data de hoje é dedicada à Consciência Negra, uma reflexão necessária à inserção do negro na sociedade brasileira. 
Defendo que todas as vulnerabilidades devem ser inseridas no contexto de respeito e cidadania, pois qualquer diferença que cause um apontamento, constrange, maltrata, Consciência Humana é o que precisamos com urgência. 
Mas é fato que a realidade dos vulneráveis  merece muita atenção, e que quando se trata de mulher e negra, ah, aí a coisa desanda, mulheres negras tem três vezes mais chance de serem vítimas de feminicídio que mulheres brancas e são também as principais vítimas nas questões relacionadas a assédio em espaço público,  essa estatística foi realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Instituto Data Folha em 2017.
Com o advento da Lei Maria da Penha, um divisor de águas, sem dúvida no combate à violência doméstica, mudanças significativas ocorreram para as mulheres, mas ainda existe um longo caminho à ser trilhado. 
Da mesma forma que o machismo, o racismo é um problema estrutural e sua desconstrução exige de todos nós, união,  esforço, determinação e ação. 
Precisamos ensinar nossos filhos e netos, a serem anti racistas, anti machistas, anti preconceituosos na diversidade como um todo.
Precisamos romper o casulo dessa cultura e não nos calarmos diante das injustiças, romper o silêncio e mudar as estatísticas que agridem e matam pessoas  por sua cor ou gênero.
Sem medo.
Vem pra fora, que todas as vozes sejam ouvidas na defesa de um mundo melhor.
Um mundo com Consciência Humana...
Magaly Fernandino 
Uma mulher de muitas lutas. 
#cidadania #luteporalgo #Deusnocomando #direitosfundamentais #eudefendo

Comentários